Você sabe o que é DENTÍSTICA?

A dentística é uma especialidade que todo dentista acha que sabe fazer. Que os pacientes, muitas vezes, não sabem de sua existência. E que na maioria das vezes é resumida como Odontologia Estética.

A especialidade além da estética

Conceito de Dentística

É uma especialidade da odontologia que estuda e aplica de forma integrada o diagnóstico, tratamento e prognóstico dental.

Os tratamentos preventivos ou restauradores devem resultar na manutenção e no restabelecimento da forma, função e da estética. Mantendo, ainda, a integridade fisiológica do dente em relação harmônica com a estrutura dental remanescente, os tecidos moles (gengiva, língua e bochecha) e o sistema estomatognático (músculos da mastigação, por exemplo).

Dentística tradicional

Ao longo dos séculos, a doença cárie foi predominantemente tratada em um modelo restaurador. Resumia-se a diagnosticar a lesão de cárie, a remoção do tecido cariado e a confecção da restauração.

Estabeleceu um “receita de bolo” para se tratar uma doença infectocontagiosa. Com o passar dos anos observou-se que esse modelo era um fracasso. Isso porque tratava todos os pacientes da mesma forma.

Esse modelo criou o ciclo restaurador repetitivo. Ou seja, cada vez que surgia nova lesão de cárie naquele paciente mais estrutura dental era desgastada, levando a crença popular de que todo idoso um dia iria ficar sem os dentes.

As evidências do fracasso da proposta restauradora tradicional associado à evolução do conhecimento da etiologia e do diagnostico da doença cárie e periodontal (gengival) e o desenvolvimento de técnicas e materiais restauradores adesivos geraram o questionamento dessa prática e o surgimento de uma dentística preventiva com atuação abrangente.

Dentística atualmente

O profissional que atua na área de dentística necessita ter um conhecimento a respeito dos mecanismos envolvidos na atividade da doença cárie e periodontal para que possa atuar de maneira adequada no que se refere à prevenção.

Na nova odontologia o foco é preservar estrutura dental, ser minimamente invasivo, evitar o ciclo restaurador repetitivo.

Outro aspecto fundamental é a necessidade de realizar uma manutenção periódica, preventiva. Visando auxiliar na saúde bucal do indivíduo quanto para proporcionar melhor prognostico para as restaurações que houveram a necessidade de serem executadas.

Essa visão moderna de atuação faz com que o profissional vinculado à dentística tenha um papel cada vez mais significativo para a pratica de uma odontologia de qualidade.

Você sabia como essa especialidade era abrangente? Gostaria de fazer uma avaliação e planejamento segundo a nova visão da odontologia? Agende sua consulta conosco, tire suas dúvidas e iremos juntos propor o melhor tratamento para a sua necessidade.

O nosso cartão de visita é o seu sorriso!
“Brilhe como um diamante”
Drª. Isabel F. Barbosa