Você conhece sensibilidade dentinária?

Nos já conversamos sobre sensibilidade no clareamento e como os hábitos saudáveis podem interferir na sensibilidade dos seus dentes. Mas essa semana a dentista, química, mestre e PhD em macromoléculas. Além de ser minha inspiração como inteligência e minha amiga Livia Menezes, irá conversar sobre a sensibilidade dentinária.

Livia Menezes, minha musa da inteligência

O que é a sensibilidade dentinária?

Sabe aquela dorzinha chata que você sente quando come um sorvete ou toma um café quentinho? Quando come um doce ou algo ácido?

Ela pode vir da sensibilidade dentinária.

Como a sensibilidade ocorre?

A sensibilidade dentinária ocorre quando há de alguma maneira a exposição do tecido dentinário na cavidade oral.

Em geral, esse tecido deve estar recoberto pelo esmalte, cemento e pela gengiva. Mas em algumas condições este pode culminar por ser exposto.

Esse tecido contém canais que quando na presença da mudança de pH ou temperatura geram um estímulo doloroso agudo e de curta duração que pode incomodar bastante.

Essa condição pode ser fisiológica, advindo de um problema de uma adequada cobertura da dentina. Sendo algo próprio da anatomia de algumas pessoas.

Entretanto ele pode ter outras causas de exposição. Que incluem: retração gengival, doença periodontal, bruxismo, existências de trincas e fraturas, restaurações má adaptadas, uso de cremes dentários muito abrasivos entre outros.

Como passar a sensibilidade?

O alívio da sensibilidade dentinária pode ser conseguido com uso de pastas dentárias e enxaguatórios específicos para dentes sensíveis. E técnicas de consultório que podem aliviar muito e melhorar o dia dia de quem sofre com essa condição.

Essas pastas e enxaguatórios depositam ions como cálcio e flúor que recobrem o tecido exposto evitando que haja o estímulo de dor a esse tecido.

Mas, o tratamento correto dependo do diagnóstico bem feito da origem dessa sensibilidade.

Algumas vezes tratar essa condição requer a troca de restaurações, tratamento gengival ou tratamento para reduzir hábitos como bruxismo. Não podendo ser resolvidos apenas com uso de pastas específicas para dentes sensíveis.


Você sofre com sensibilidade nos dentes? Gostaria de obter um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado a causa dessa semsibilidade?   Agende sua consulta conosco, tire suas dúvidas e iremos juntos propor o melhor tratamento para a sua necessidade.

O nosso cartão de visita é o seu sorriso!
“Brilhe como um diamante”
Drª. Isabel F. Barbosa