Sensibilidade no clareamento?

O clareamento dental é um dos tratamentos mais procurados para a melhoria da aparência estética, por ser um procedimento conservador e eficiente. Seu principal efeito adverso é a sensibilidade dental, sendo relatada por pelo menos dois terços dos pacientes em algum momento do tratamento.

A dor varia de leve a intolerável, podendo corresponder a 9,5% de abandono do tratamento no caso do clareamento caseiro e 4,3% em relação ao clareamento de consultório (Basting et al., 2012). Esta sensibilidade dolorosa pode estar relacionada à técnica utilizada, ao tempo de aplicação e concentração do gel clareador e, ainda, à resposta individual de cada paciente.

A etiologia dessa sensibilidade é complexa, porém acredita-se que esteja relacionada à quantidade de radicais livres do peróxido de hidrogênio que chegam à polpa. A sensibilidade resulta da ação dos mediadores inflamatórios, levando à reação inflamatória transitória que promove a dor.

Como resolver?

Algumas técnicas clínicas podem ser utilizadas visando a eliminação da sensibilidade. Entre estas estão: a diminuição da concentração de peróxido de hidrogênio, diminuição no tempo e frequência de aplicação do gel clareador, administração de analgésicos/antiinflamatórios e a utilização de produtos dessensibilizantes na forma de gel ou cremes dentais.

Os produtos dessensibilizantes utilizam dois mecanismos de ação. Podem agir obliterando os canalículos da dentina e, assim, impedir a movimentação dos fluidos dentinários. Ainda auxilia na remineralização da dentina, sendo esses produtos à base de fluoreto, arginina e/ou carbonato de cálcio.

O segundo modo de ação é pelo bloqueio da atividade nervosa da polpa, através da diminuição da excitabilidade sensorial dos nociceptores. O nitrato de potássio atua diminuindo a capacidade de repolarização das fibras nervosas presentes na polpa dental, após sofrerem despolarização devido ao impulso de dor. Dessa forma o cérebro não recebe a informação da dor.

Mas o que fazer afinal?

Apesar de todos nossos esforços, ainda não existe um método 100% eficaz para eliminar a sensibilidade após o clareamento. Porém, existem métodos para minimizar a dor, tornando-a algo suportável em busca da beleza maior.

Esta pensando em clarear seus dentes? Prepare-se para sentir sensibilidade. Porém, realizando o tratamento com um profissional qualificado, ele aplicará métodos para a redução da sensibilidade, tornando o tratamento agradável e efetivo.  Agende sua consulta conosco, tire suas dúvidas e iremos juntos propor o melhor tratamento para a sua necessidade.

O nosso cartão de visita é o seu sorriso!
“Brilhe como um diamante”
Drª. Isabel F. Barbosa