Lentes de contato dental

Com o desenvolvimento da Odontologia surgiram inúmeros procedimentos para tornar o sorriso atraente. Um deles são as lentes de contato dental, que vem se tornando cada vez mais popular, principalmente entre os famosos por serem capazes de transformar a forma e a cor do dente.

As lentes de contato dental são finíssimas lâminas de porcelana cimentadas sobre a estrutura dentária. Quem vê uma estrutura aparentemente tão fina e delicada, imagina que se trata de algo frágil e descartável, mas na verdade é exatamente o contrário, pois as lentes de contato se unem aos dentes naturais formando uma unidade sólida, forte e duradoura. A resistência e a durabilidade resultantes da união entre os materiais de alta qualidade e a anatomia dos dentes naturais são vantagens inquestionáveis. Os benefícios das restaurações cerâmicas já foram exemplificadas anteriormente.

Desgate dos dentes

Em pouquíssimos casos esse procedimento pode ser realizado sem preparo prévio ao dente. Porém, as lentes de contato dental garantem um preparo minimamente invasivo e oferecem um tratamento mais conservador quando comparadas às coroas e às facetas de porcelana tradicionais, que exigem protocolos mais agressivos ao tecido dentário.

Contra-indicação

Apesar de todos nós queremos nos sentis mais bonitos, nem todos os pacientes podem realizar esse tipo de tratamento. Pacientes com cárie, doença na gengiva ou problema de oclusão grave devem ser tratados antes da colocação das lentes.

Além de respeitar a indicação adequada, faz-se necessária a avaliação do paciente que irá receber tal técnica restauradora, tendo em vista que alguns requisitos como um bom remanescente dentário, indicação correta e a exclusão de pacientes que apresentem como limitações necessidade de grandes transformações dentárias ou hábitos parafuncionais.

Porém isso não significa que esses pacientes não podem ter um sorriso mais bonito e harmônico, significa apenas que será empregado uma técnica adequada para cada caso.

Durabilidade

Gostaríamos muito que nossos procedimentos restauradores fossem para sempre, porém a durabilidade dessas restaurações depende de muitos fatores. Entre eles esta a técnica utilizada pelo dentista, um técnico em prótese capacitado e cuidados básicos por parte do paciente.

Para uma maior durabilidade dessas restaurações é indicado visitas anuais ao dentista para verificação da adaptação e adesão desses fragmentos cerâmicos. Obedecendo esses fatores a durabilidade gira em torno de 10 anos, podendo chegar a mais.

Lente de contato são artificiais?

Poucas pessoas sabem, mas hoje é possível fazer uma espécie de test-drive do novo sorriso com um recurso chamado mock-up. Com ele, o paciente visualiza na própria boca como ficará o resultado final do seu sorriso, podendo ter uma visão geral deste resultado e avaliar se o novo design de seus dentes corresponde às suas expectativas, além de poder participar da construção de seu sorriso com o dentista.

Portanto, é possível a confecção de lentes de contato extremante naturais e harmônicas com a face do paciente. (Veja a Imagem a seguir)

Lentes de contato dental de canino a canino
Foto antes e depois do procedimento

Cor das lentes

A cor dos dentes e da lente de contato deve ser definida previamente a sua execução. Isso porque os materiais cerâmicos não mudam de cor com o tempo , muito menos com procedimentos clareadores. Portanto a única forma de alterar a cor da lente de contato é refazendo todo o procedimento.

Você não está satisfeito com o seu sorriso? Saiba que as lentes de contato dentárias podem ser uma excelente solução. Agende sua consulta conosco, vamos juntos planejar um sorriso natural e bonito especialmente para você!

O nosso cartão de visita é o seu sorriso!
“Brilhe como um diamante”
Drª. Isabel Andrade