Diferentes formas de clareamento

Ter dentes brancos novamente pode ser um fator de grande importância para a sua autoestima. Você se olhará no espelho se sentindo muito melhor, e esbanjará sorrisos por onde passar. Mas como conseguir isso? Existem diferentes tipos de clareamento e cada um deles possui sua vantagem e desvantagem.

Existem 4 tipos de clareamento e ainda a possibilidade de combinação dessas técnicas:

  • Consultório
  • Caseiro (supervisionado pelo dentista)
  • Não vital
  • De prateleira ou over the counter 

Clareamento de consultório

Clareamento de consultorio com proteção dos tecidos moles
Clareamento realizado em consultório

Nesse procedimento é utiliza o gel clareador de alta concentração (de 20 a 40%). É realizado no consultório do dentista, no qual o paciente permanente com o gel clareador em contato com o dente de 15 a 45 min. O resultado pode ser observado logo na primeira sessão, porém o tratamento completo necessita de mais de uma sessão com intervalos de 7 dias entre elas.

A vantagem do clareamento caseiro é sua praticidade, pois o paciente realiza o tratamento em casa. Além do conforto de não precisar ficar indo ao dentista com frequência, ele costuma gerar menos sensibilidade. A maior desvantagem desse tipo de clareamento é o maior tempo de tratamento e necessita unicamente da colaboração do paciente.

Outra característica desse tipo de clareamento, que algumas pessoas apontam como desvantagem, porém esta mais relacionado a forma de execução da técnica, é a queimadura que pode ser causada nos tecidos moles pelo gel do clareamento dental. O contato do gel com a gengiva, labios, bochecha ou língua causa uma irritação que pode durar até três dias depois da aplicação.

Para evitar esse tipo de irritação o dentista realiza barreiras de proteção, fazendo com que o gel clareador fique apenas no dente. Como podemos observar na imagem acima.

Clareamento caseiro

Moldeira para realização da técnica de clareamento caseiro
Moldeira para clareamento caseiro

Essa técnica é feita através de uma moldeira (como observado na imagem) personalizada para cada paciente. O gel utilizado é de menor concentração e é plicado diretamente na moldeira. O paciente permanece com o gel por 1h, podendo em alguns casos dormir com a placa. O tratamento completo costuma durar 4 semanas, podendo ser mais ou menos dependendo de cada paciente.

A vantagem do clareamento caseiro é sua praticidade, pois o paciente realiza o tratamento em casa. Além do conforto de não precisar ficar indo ao dentista com frequência, ele costuma gerar menos sensibilidade. A maior desvantagem desse tipo de clareamento é o maior tempo de tratamento e necessita unicamente da colaboração do paciente.

Clareamento não vital (clareamento interno)

Caso clinico de um dente com indicação de clareamento não vital
Dente com indicação de clareamento não vital

Tratamento realizado em casos específicos em que o dente escurecido tenha tratamento de canal (como a imagem de caso clinico ilustrado acima). Porém não são todos os dentes que tem tratamento de canal que necessitam desse tipo de clareamento. Esse clareamento é feito dentro do dente, com o gel clareador de alta concentração e só pode ser realizado no consultório odontológico.

A principal vantagem desse clareamento, é a possibilidade de clarear dentes que não conseguem ser clareados somente com as técnicas tradicionais. Sua desvantagem é o risco de reabsorção radicular, porém esse risco é evitado com a correta técnica de tampão radicular.

Over the counter

Produto para clareamento encontrado na internet
Produtos encontrados na farmácia ou na internet

Os produtos de mercado surgiram nos anos 90s, havendo o desenvolvimento de produtos de baixa concentração de peróxido de hidrogênio (3 a 6%) para livre comercialização. São produtos aplicados pelo próprio paciente através de cremes dentais, tiras adesivas ou enxaguatórios bucais, sem acompanhamento profissional . Atualmente ainda encontramos produtos sem nenhuma concentração de peróxido de hidrogênio em propagandas na internet (como o da imagem acima).

Sua maior vantagem é o baixo custo, porem seu resultado é imprevisível e ainda com pouca comprovação cientifica sobre os danos que podem ocorrer na estrutura dental.

Porém deve se ter muito cuidado e o ideal é que não se faça o uso de nenhum desses produtos sem o conhecimento do seu dentista. No Brasil não possuímos nenhum creme dental com o principio ativo necessário para o clareamento. 

Vantagens e Desvantagens do clareamento

A primeira vantagem é de ser o tratamento menos invasivo, independente da técnica de clareamento utilizada. Ou seja, não ha desgaste de estrutura dental. Além de ser um tratamento seguro e eficaz.

Outra vantagem é que diferente da maioria dos outros tratamentos, os resultados são rápidos, sendo que em apenas 15 dias você consegue ter dentes brancos novamente.

A desvantagem que todos conhecem e maior causa de reclamações de quem já realizou o clareamento, e que também independe da técnica utilizada, é a sensibilidade. Porém devemos lembrar que essa sensibilidade é transitória, ou seja, ela não permanece após o termino do clareamento.

Uma desvantagem que independe da técnica utilizada é que infelizmente o Tratamento não é para sempre! E as consultas de manutenção devem ser realizadas com intervalo de pelo menos um ano.

Quer saber qual o clareamento mais indicado para você?  Agende sua consulta conosco, tire suas dúvidas e iremos juntos propor o melhor tratamento para a sua necessidade.

O nosso cartão de visita é o seu sorriso!
“Brilhe como um diamante”
Drª. Isabel Andrade