Cafezinho durante o clareamento? Claro!!

Dentes brancos são altamente requisitados devido ao aumento da exigência dos padrões de beleza difundidos na sociedade moderna. Entre os tratamentos, o clareamento dental é considerado um tratamento conservador e efetivo tornando-se popular nos dias atuais.

Como já mencionado, (“Shine bright like a diamond“), para alcançar o resultado esperado, é necessário um correto diagnóstico do tipo de manchamento e a correta indicação da técnica clareadora.

As recomendações profissionais durante o tratamento clareador normalmente exigem que o paciente evite fumar e deixe de consumir alimentos ricos em corantes, como refrigerantes, vinho, chás e café, aderindo, assim, à uma dieta branca. Mas isso cientificamente é verdade? E se eu te falar que você não precisa para de fumar, nem beber seu cafezinho durante o clareamento?

 Pigmentos e cigarro são permitidos no clareamento

O esmalte permite apenas a passagem de moléculas com baixo peso molecular pela sua estrutura. Os pigmentos dos alimentos possuem alto peso molecular não sendo capazes de penetrar através do esmalte dental.

Um estudo clínico de 2015, Geus e colaboradores, avaliou a longevidade das cores após um ano de clareamento em fumantes e não fumantes. No retorno de um ano, a cor foi avaliada antes e após a profilaxia dentária (limpeza). O clareamento permaneceu estável. Uma vez que as manchas extrínsecas da dieta e fumaça de cigarro foram removidas pela profilaxia dentária profissional.

Os resultados deste estudo indicam que o branqueamento é eficaz em fumantes, mesmo após um ano. Mas a profilaxia dentária pode ser necessária para remover manchas extrínsecas causadas pela dieta e pelo tabagismo.

Resultado final do clareamento

Os efeitos advrsos do clareamento são a sensibilidade e o aumento da rugosidade superficial do esmalte, ambos transitórios. Essa rugosidade é facilmente revertida pela saliva, que possui propriedades remineralizadoras.

O aumento da rugosidade faz com que os pigmentos do cigarro e das comidas e bebidas com corantes ficam aderidas na placa bacteriana na superfície do dente e não influenciam a cor final. O escurecimento encontrado é facilmente removido pela profilaxia em consultório.

Portanto a manutenção do seu clareamento deverá ser realizada anualmente no consultório odontológico. Como deve ser feita a manutenção da sua saúde bucal.

Quer fazer clareamento de forma segura e sem parar de tomar seu cafezinho? ainda ficou com dúvidas a respeito do clareamento?  Agende sua consulta conosco, tire suas dúvidas e iremos juntos propor o melhor tratamento para a sua necessidade.

O nosso cartão de visita é o seu sorriso!
“Brilhe como um diamante”
Drª. Isabel Andrade