Dentes escuros por dentro… vamos clarear!

Apesar de ser apenas um dos fatores que compõem a estética do sorriso, a cor dos dentes é a alteração mais rapidamente percebida.  Este, é ainda maior quando somente um ou poucos dentes estão envolvidos.

Essas alterações de cor em dentes específicos, ou por dentro do dente, muitas vezes esta relacionado a necrose da polpa do dente.

A polpa é composta por vasos sanguíneos e nervos. Quando eles param de funcionar pode haver um escurecimento do elemento dentária e a necessidade do tratamento de canal.

Caso inicial de escurecimento em dente com canal tratado

O clareamento de dentes desvitalizados é uma alternativa conservadora.  Consiste na aplicação de substâncias químicas na câmara pulpar e/ou na superfície vestibular do dente, assim como realizado no clareamento. Também é chamado de clareamento interno, de dentes tratados endodonticamente, não vitais e despolpados.

Indicações

As principais indicações para realização do clareamento interno são: dentes com pigmentações de origem na câmara pulpar e dentina (ou seja, de dentro do dente). O clareamento externo é ineficaz para esse tipo de pigmentação. 

Avaliações

Antes do clareamento de dentes desvitalizados, é necessário a realização de anamnese e avaliações clínico-radiográficas minuciosas. Nem todos os dentes podem ou devem ser submetidos ao tratamento.

Em casos que o tratamento clareador não é indicado, podemos realizar uma restauração indireta em cerâmica. Esse tipo de tratamento necessita de um desgaste da estrutura dental, sendo mais invasivo, porém também consegue reestabelecer a cor do elemento escurecidos.

​O clareamento interno é uma alternativa de tratamento para dentes com canal tratado e alterações de cor. É mais conservador e menos oneroso. Seu sucesso está diretamente relacionado à correta indicação, planejamento e execução. Além disso, é importante expor limitações e riscos associados ao tratamento, bem como, elucidar possíveis dúvidas do paciente. 

Caso finalizado com clareamento interno

Tem um dente escurecido que te incomoda? Ainda ficou com dúvidas a respeito do clareamento interno/ de dentes com canal tratado?  Agende sua consulta conosco, tire suas dúvidas e iremos juntos propor o melhor tratamento para a sua necessidade.

O nosso cartão de visita é o seu sorriso!
“Brilhe como um diamante”
Drª. Isabel Andrade