Clareamento Dental – “Shine bright like a diamond”

O sorriso é um dos mais importantes fatores de interação social. Aumentando a demanda de pacientes em busca por tratamentos dentais estéticos. A  principal preocupação está relacionada com a cor dos dentes . Os dentes podem apresentar alteração de cor devido a causas intrínsecas ou extrínsecas. O escurecimento intrínseco é causado por doenças genéticas, patologias fetais ou adquiridas pós-natal. Já os pigmentos extrínsecos depositam-se na dentina através de troca iônica com o esmalte.

Manchas intrínsecas de fluorose e manchas extrínsecas, amarelamento do dente.

Cabe ao cirurgião-dentista avaliar cada caso individualmente. Identificar as causas da alteração de cor e recomendar o melhor tipo de tratamento e seu prognóstico.

Tipos de clareamento

O cirurgião dentista possui algumas opções de tratamento. O clareamento de consultório, em que se utiliza altas concentrações do agente ativo, 20 a 40% de peróxido de hidrogênio. Neste tipo de tratamento o cirurgião-dentista tem completo controle sobre a técnica clinica, podendo interrompe-la quando julgar necessário. O resultado é mais rápido, podendo ser percebido após a primeira sessão.

Clareamento com Peróxido de Hidrogênio 37%

O segundo tipo, o clareamento caseiro supervisionado pelo dentista, foi relatado no início da década de 1960. Porém apenas em 1989 foram desenvolvidos produtos específicos para a mesma. Nesta técnica, são utilizadas baixas concentrações do peróxido de hidrogênio (3,5 a 10%) ou de seu precursor, o peróxido de carbamida (10 a 22%). São necessários períodos mais prolongados de aplicação, de 1h a 8h por dia, por no mínimo 2 semanas.

Moldeira personalizada

O terceiro tipo de clareamento de dentes vitais é o denominado “over-the-counter”. Nos anos de 1990s, houve o desenvolvimento de produtos de baixa concentração de peróxido de hidrogênio (3 a 6%) para livre comercialização. São produtos aplicados pelo próprio paciente através de cremes dentais, tiras adesivas ou enxaguatórios bucais, sem acompanhamento profissional.

Clareamento de prateleira

Esse terceiro tipo de clareamento, não é recomendado. A falta de um princípio ativo específico faz com que esses tratamentos tenham efeito passageiros, o famoso “efeito Cinderella”. A mágica que acaba a meia-noite.

Como o clareamento funciona?

No clareamento caseiro supervisionado e de consultório, o mecanismo de ação é o mesmo. O peróxido de hidrogênio se difunde pelo esmalte dental e se dissocia em radicais livres instáveis (peridroxil, hidroxila e oxigênio). Esses, reagem com as moléculas dos pigmentos orgânico levando à quebra das ligações duplas de carbono. As moléculas menores promovem uma mudança no espectro de absorção da luz e promovem o clareamento do dente. 

Esses pigmentos, de menor tamanho, se tornam solúveis e são eliminados da estrutura dentária. Fazendo com que o clareamento seja duradouro e eficaz. A utilização do gel clareador com peróxido de hidrogênio por longos períodos de tempo podem causar prejuízos a estrutura dentária. Logo só podem ser realizadas sob a supervisão de um dentista.

Esta pensando em clarear seus dentes? Não acredite no “Efeito Cinderella”, nos milagres do YouTube, clareamento com qualidade, segurança e longevidade apenas com supervisão do dentista. Agende sua consulta conosco, tire suas dúvidas e iremos juntos propor o melhor tratamento para a sua necessidade.

O nosso cartão de visita é o seu sorriso!
“Brilhe como um diamante”
Drª. Isabel Andrade


Uma resposta para “Clareamento Dental – “Shine bright like a diamond””

Os comentários estão desativados.