Clareamento com luz

O clareamento com luz tornou-se rapidamente popular nos tratamentos odontológicos. Impulsionado pela rápida necessidade de aparência saudável e estética e por se tratar de um método econômico e conservador. Porém existem três tipos de técnicas de clareamento dentário (como já falamos anteriormente) que podem ser utilizadas dependendo do perfil de cada paciente.

Muitas pessoas preferem o clareamento de consultório devido a obtenção de resultados mais rápidos. Esse tratamento utiliza o peróxido de hidrogênio na concentração de 30 a 38%. A fim de proporcionar um tratamento mais rápido e eficaz, muitos profissionais o associam com uma fonte de energia.

Qual a função da luz?

O clareamento com luz pode ser realizado com diferentes fontes: como lasers, diodos emissores de luz (LEDs), lâmpadas de arco plasma (PAC) e lâmpadas de halogênio.

A teórica vantagem é a sua capacidade de aquecer o gel clareador. O que aumenta a taxa de decomposição do peróxido de hidrogênio em radicais livres, e assim a oxidação de moléculas orgânicas complexas. Resumidamente: A luz aquece o gel para acelerar a reação química.

No entanto, este aumento não leva a uma maior eficácia clareadora. Isso devido à presença de passos desconhecidos na determinação da velocidade no mecanismo oxidativo do clareamento dentário.

O marketing da luz pode gerar prejuízo

Muitos dentistas ainda utilizam-se do marketing de que o clareamento é melhorado quando ativado por luz. Porém, alguns estudos relataram que o uso de luz pode promover aumento da sensibilidade dentária.

A maior taxa de radicais livres liberados pela ativação com a luz pode aumentar sua capacidade de atingir a polpa. Isso levaria a uma resposta inflamatória mais intensa e desencadeamento da dor.

Portanto nos cabe perguntar? A possibilidade de aumentar a sensibilidade do paciente vale o marketing? Sendo que ao final do tratamento a cor atingida pelo dente será a mesma com ou sem a utilização da luz?

O que você considera mais importante para o seu clareamento? Prefere ter maior segurança no seu tratamento e menor risco de sensibilidade?  Agende sua consulta conosco, tire suas dúvidas e iremos juntos propor o melhor tratamento para a sua necessidade.

O nosso cartão de visita é o seu sorriso!
“Brilhe como um diamante”
Drª. Isabel Andrade